Paróquia Santo Antônio
Bem-vindo ao fórum da Paróquia Santo Antônio!
Para participar das discussões é necessário registrar-se.
Se você já se registrou, basta fazer o login.
Últimos assuntos
» Pedido de desculpas
Sab 23 Out 2010 - 22:27 por Regina Farias

» Como q responde ?
Sab 23 Out 2010 - 21:52 por Regina Farias

» Vou ganhar!!!
Sex 28 Maio 2010 - 20:34 por Andreia do Carmo

» Dicas :Limpeza de Casa
Sex 28 Maio 2010 - 12:58 por Regina Farias

» 16º Congresso Eucarístico Nacional 2010
Seg 10 Maio 2010 - 11:24 por Michelle Santana

» Façamos ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós
Qui 1 Abr 2010 - 17:28 por Michelle Santana

» Suas intenções são motivadas pelo quê?
Qui 1 Abr 2010 - 17:27 por Michelle Santana

» O segredo da felicidade
Qui 1 Abr 2010 - 17:25 por Michelle Santana

» O amor nos faz humanos
Qui 1 Abr 2010 - 14:16 por Michelle Santana

» Conduzidos pelo Espírito Santo
Qui 1 Abr 2010 - 12:01 por Michelle Santana


Crianças brasileiras lideram ranking de acesso à internet

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Crianças brasileiras lideram ranking de acesso à internet

Mensagem por Michelle Santana em Qua 24 Mar 2010 - 13:39

Pesquisa realizada em 12 países coloca o Brasil no topo da lista, com as crianças que mais acessam a web em todo o mundo

Aline Ridolfi

Uma pesquisa brasileira, realizada pela Millward Brown Brasil em 12 países, aponta as crianças brasileiras de 4 a 12 anos, como as que mais acessam a internet no mundo todo. De acordo com os resultados apresentados, elas passam cerca de 13 horas online por semana e, como já era de se esperar, o entretenimento é o que mais os anima: do tempo gasto conectado, a maior parte é passada em jogos e similares.


“Muita gente fala que as crianças antes brincavam de bola, na rua, com jogos de tabuleiro. A verdade é que as crianças continuam brincando, só que elas têm à sua disposição agora outras ferramentas”, explica uma das realizadoras da pesquisa, Aline Souza. Gisele Agnelli, a outra autora do estudo, complementa: “Nosso foco são as crianças que já nasceram na era da web 2.0”, e que, claro, seguindo o raciocínio das pesquisadoras, possuem uma outra relação, quem sabe uma outra visão, de entretenimento. É hora de aceitar que, por questões de avanços tecnológicos, segurança e novas rotinas da sociedade, as brincadeiras mudaram, assim como os pequenos.

Mães e crianças das classes A, B e C participaram d a pesquisa, que também mostrou que, apesar das longas horas na frente do computador, dos novos métodos de diversão, id e ias antigas permanecem, só que reformuladas. O antigo diário , por exemplo, virou blog. Os tabuleiros são on-line e, mesmo dentro de casa , é possível interagir com outras pessoas, muito além dos vizinhos e colegas de escola.

“A internet abre um mundo de possibilidades para as crianças e, sem dúvida, estimula o cérebro em inúmeras formas. Uma simples pesquisa é uma forma de estimulação”, explica a pedagoga Cristiane Padilha.

Em um de seus livros mais comentados, iBrain: Surviving the Technological Alteration of the Modern Mind, o psiquiatra americano Gary Small, diretor do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, explica que pesquisar no Google ativa áreas no cérebro mais extensas que normalmente não são estimuladas durante a leitura. De acordo com seus estudos, crianças antenadas com as modernidades são melhores tomadoras de decisões e têm capacidade maior de lidar com vários estímulos sensoriais ao mesmo tempo.

Mas, como toda novidade, há prós e contras. A individualização da criança é uma das consequências inevitáveis das longas horas passadas em frente ao computador, mas a culpada não é só a internet. “A tendência hoje é das crianças terem ou quererem ter televisão e computador no quarto”, explica Gisele. A televisão, sabemos, já está mais presente e o computador segue o mesmo caminho. “Crianças muito acostumadas a usarem somente a internet podem acabar tendo dificuldade de interpretar emoções ao vivo, por exemplo”, complementa o psicólogo João Rogério Lima.

É extensa a lista de vantagens e desvantagens desta superutilização da internet por crianças pequenas, mas há um consenso: bom senso. Com supervisão e sem excessos, é possível aproveitar os benefícios da modernidade.

Adepta do MSN, Ruth Favres, mãe de Diogo e Marina, 6 e 8 anos, respectivamente, confessa que seu diálogo com seus filhos melhorou a partir do momento em que ela começou a usar a ferramenta. “Parece que o fato de eu não estar fisicamente presente, na frente deles, faz com que eles se abram mais facil comigo”.

Mas como saber o que eles estão realmente fazendo?
Outro dado intrigante apontado pela pesquisa mostra que, na verdade, os pais não sabem o que os filhos fazem na internet e, por mais que falem que saibam, ou realmente achem isso, não é verdade. “As crianças normalmente passam o dobro de tempo na internet do que o período apontado pelos pais. E a maioria deles realmente não sabe o que fazer para controlar a navegação, nem como fazer isto. Essa lacuna de tempo entre uma geração e outra acaba dificultando este monitoramento.”, explica Aline.
Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI128629-10587,00-CRIANCAS+BRASILEIRAS+LIDERAM+RANKING+DE+ACESSO+A+INTERNET.html
avatar
Michelle Santana

Mensagens : 182
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 34

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crianças brasileiras lideram ranking de acesso à internet

Mensagem por Regina Farias em Qua 24 Mar 2010 - 17:03

Este indicador, como a própria pesquisa afirma, possui pontos positivos e negativos. Eu, particularmente, enxergo mais pontos negativos que positivos, embora os pontos positivos sejam fortes.
Positivamente vejo a questão da inclusão digital e acesso à informação.
Como pontos negativos, vejo a diminuição das relações afetivas reais com aumento de relações virtuais; possibilidade de acesso a informações inapropriadas para crianças e, de maneira geral, para cristãos; super-exposição de intimidades em sites de relacionamentos como orkut e facebook e em blogs e fotologs; diminuição da atividade física; aumento da negligência dos pais, em especial quanto ao diálogo e brincadeiras familiares, já que o filho está tão "quieto" no computador; esforço repetitivo...

Eu me preocupo muito com esta questão. Por exemplo, ainda me surpreendo com a quantidade de adolescentes que possuem fotos e frases sensuais em suas páginas de orkut. Pessoas, muitas vezes de Igreja, em poses constrangedoras e trajes mínimos. E tenho medo que a situação se agrave ainda mais.

_________________
"...assim, em nossa ternura por vós, desejávamos não só comunicar-vos o Evangelho de Deus, mas até a nossa própria vida, porquanto nos sois muito queridos." II Tes 2,8
avatar
Regina Farias
Administrador
Administrador

Mensagens : 47
Data de inscrição : 24/05/2009
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crianças brasileiras lideram ranking de acesso à internet

Mensagem por Andreia do Carmo em Qua 24 Mar 2010 - 21:12

Eu também concordo com você Regina, existe muito mais pontos negativos do que positivos.
Hoje em dia não se vê mais crianças brincando de rouba bandeira na rua, pique esconde, casinha, etc, elas buscam brincadeiras na net e que na maioria das vezes brincam sozinhas sem o contato com outras crianças que é muito bom e que ajuda na iserção no meio da sociedade e ajuda a ter um melhor desempenho nas áreas afetivas.
Outra coisa, não se vê mais crianças em bibliotecas fazendo pesquisas, buscando em livros o trabalho da escola que ao meu ver é melhor do que consultar na net, porque istimula mais a leitura, deixa a pessoa mais ágil e sem contar que o força mais a pensar, na net não praticamente a pesquisa ja vem pronta é só imprimir.
Tudo bem que é bom estar informatizado, saber lidar com essas máquinas que a cada dia nos supera, mais eu ainda acredito na antiga infância onde se brincava muito com seus outros coleguinhas e que juntava um grupinho de amigos pra fazer a pesquisa da escola.Fora que como diz a pesquisa que a criança passa muito mais tempo em frente a um computador do que tendo contato com os seus pais.
É melhor o carinho e o colo dos pais do que algumas horas na net.

Beijocas, paz e fogo!!
avatar
Andreia do Carmo

Mensagens : 69
Data de inscrição : 12/03/2010
Idade : 36

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Crianças brasileiras lideram ranking de acesso à internet

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum