Paróquia Santo Antônio
Bem-vindo ao fórum da Paróquia Santo Antônio!
Para participar das discussões é necessário registrar-se.
Se você já se registrou, basta fazer o login.
Últimos assuntos
» Pedido de desculpas
Sab 23 Out 2010 - 22:27 por Regina Farias

» Como q responde ?
Sab 23 Out 2010 - 21:52 por Regina Farias

» Vou ganhar!!!
Sex 28 Maio 2010 - 20:34 por Andreia do Carmo

» Dicas :Limpeza de Casa
Sex 28 Maio 2010 - 12:58 por Regina Farias

» 16º Congresso Eucarístico Nacional 2010
Seg 10 Maio 2010 - 11:24 por Michelle Santana

» Façamos ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós
Qui 1 Abr 2010 - 17:28 por Michelle Santana

» Suas intenções são motivadas pelo quê?
Qui 1 Abr 2010 - 17:27 por Michelle Santana

» O segredo da felicidade
Qui 1 Abr 2010 - 17:25 por Michelle Santana

» O amor nos faz humanos
Qui 1 Abr 2010 - 14:16 por Michelle Santana

» Conduzidos pelo Espírito Santo
Qui 1 Abr 2010 - 12:01 por Michelle Santana


Homem também tem medo

Ir em baixo

Homem também tem medo

Mensagem por Michelle Santana em Qui 1 Abr 2010 - 9:40



José teve medo



Essa afirmação ainda assusta muitas pessoas. Para alguns, dizer que homem tem medo é o mesmo que duvidar de sua masculinidade. Para outros, é dizer que esses homens são fracos, incapazes... Mas, afirmar que homem também tem medo pode ser libertador e, mais que isso, pode ajudar a muitos homens que dizem não ter medo de nada a descobrirem seu verdadeiro papel no mundo: a missão dada a cada um pelo próprio Deus.
Para tanto, basta olharmos para aquele que celebramos hoje: São José, o pai adotivo de Jesus. Se lermos atentamente o Evangelho segundo São Mateus, na passagem sobre o Nascimento de Jesus, veremos que esse grande santo sentiu medo em virude de tudo o que estava acontecendo na sua vida naquele momento. Diz o texto que Maria estava prometida a José e antes que coabitassem, ela engravidou por obra do Espírito Santo. José, por ser homem bom, resolveu rejeitá-la secretamente para não lhe causar mal (Cf. Mt 1,18-19). Ele já tinha se decidido a isso, até que, em sonho, um anjo do Senhor lhe aparece e diz: "José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo" (Mt 1,20).
O pai adotivo de Jesus teve medo, se isso não fosse verdade o anjo não o teria tranquilizado e dito a frase: "Não tenhas medo". Isso não diminui o heroísmo e as virtudes de tão grande santo. Pelo contrário, mostra que ele não somente teve medo, mas que também o enfrentou confiando na Palavra do Senhor. E com esse impulso divino assumiu a missão que lhe fora confiada.
O que aconteceu foi algo que precisamos analisar à luz do Antigo Testamento. São José sentiu-se perplexo e sem orientação diante de tão grande mistério que, ele sabia, não seria capaz de compreender. E essa reação de fuga diante da presença misteriosa de Deus e, ao mesmo tempo, de medo frente ao chamado divino, a vemos repetidas vezes na história de vários profetas e personagens do Antigo Testamento sobretudo.
Esse ato de José pode, então, significar seu chamamento, sua vocação que – após o assombro frente a tão grande mistério e consequente negativa diante de tamanha responsabilidade – assume a missão que lhe é confiada de proteger a vida do Menino Jesus, Aquele que salva, Deus conosco. Sendo assim, o texto nos apresenta uma dinâmica que deseja chamar nossa atenção, entre outras coisas, para o chamado e missão do pai adotivo de Jesus.
Tudo isso para nos dizer que é normal termos medo. Especialmente nós homens. Podemos ter medo diante das situações complexas que vivemos; ter medo frente a coisas novas que se nos apresentam; medo do chamado de Deus; medo de assumirmos nosso papel no meio em que vivemos...
Mas, pelo exemplo de São José, não podemos parar no medo. É preciso transcender esse sentimento e captar nesses momentos a doce voz de Deus, que nos chama para a missão e nos conduz pelos Seus caminhos. Para que assim também levemos aos outros, e a nós mesmos, a salvação e a presença de Jesus, o Deus conosco, como o fez o nosso glorioso São José por meio do seu exemplo e, agora, pela sua intercessão.
Na hora da tribulação, o anjo não vos valeu? Valei-nos São José!
avatar
Michelle Santana

Mensagens : 182
Data de inscrição : 11/03/2010
Idade : 35

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum