Paróquia Santo Antônio
Bem-vindo ao fórum da Paróquia Santo Antônio!
Para participar das discussões é necessário registrar-se.
Se você já se registrou, basta fazer o login.
Últimos assuntos
» Pedido de desculpas
Como se fazer uma boa confissão EmptySab 23 Out 2010 - 22:27 por Regina Farias

» Como q responde ?
Como se fazer uma boa confissão EmptySab 23 Out 2010 - 21:52 por Regina Farias

» Vou ganhar!!!
Como se fazer uma boa confissão EmptySex 28 Maio 2010 - 20:34 por Andreia do Carmo

» Dicas :Limpeza de Casa
Como se fazer uma boa confissão EmptySex 28 Maio 2010 - 12:58 por Regina Farias

» 16º Congresso Eucarístico Nacional 2010
Como se fazer uma boa confissão EmptySeg 10 Maio 2010 - 11:24 por Michelle Santana

» Façamos ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós
Como se fazer uma boa confissão EmptyQui 1 Abr 2010 - 17:28 por Michelle Santana

» Suas intenções são motivadas pelo quê?
Como se fazer uma boa confissão EmptyQui 1 Abr 2010 - 17:27 por Michelle Santana

» O segredo da felicidade
Como se fazer uma boa confissão EmptyQui 1 Abr 2010 - 17:25 por Michelle Santana

» O amor nos faz humanos
Como se fazer uma boa confissão EmptyQui 1 Abr 2010 - 14:16 por Michelle Santana

» Conduzidos pelo Espírito Santo
Como se fazer uma boa confissão EmptyQui 1 Abr 2010 - 12:01 por Michelle Santana

Como se fazer uma boa confissão

Ir em baixo

Como se fazer uma boa confissão Empty Como se fazer uma boa confissão

Mensagem por Andreia do Carmo em Ter 16 Mar 2010 - 18:55

Como se fazer uma boa confissão Perdao-divino
Nessa época de quaresma, tempo de conversão para uma vida nova, temos que nos reconciliar com Deus e fazermos uma boa confissão.
O que a Igreja fala sobre isso:
“Conforme o mandamento da igreja, todo fiel depois de ter chegado á idade da descrição, é obrigado a confessar seus pecados graves, dos quais tem consciência, pelo menos uma vez por ano. Aquele que tem consciência de ter cometido um pecado mortal Não deve receber a sagrada comunhão, mesmo que esteja profundamente contrito, sem receber previamente a absolvição sacramental, ao menos que tenha um motivo grave para comungar e lhe seja impossível chegar a um confessor.” CIC 1457.

Sendo assim, não necessariamente devemos nos confessar somente uma vez ao ano, mas sim sempre que necessário.
Nós cristãos somos chamados à santidade:e para isso devemos viver me graça de Deus; mas podemos perder a graça batismal pelo pecado mortal, que mata a vida sobrenatural da alma e rompe a amizade e a comunhão com Deus. O pecado, como explica o Papa João Paulo II, é um ato suicida, porque antes de tudo, o homem fere-se a si mesmo, destruindo toda boa obra.
O Senhor Jesus instituiu o sacramento da penitência, que também se chama muito adequadamente "Sacramento da Reconciliação" ou Confissão, para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo e abrir-nos assim a porta à reconciliação com Deus.
Jesus Cristo, por ser Deus, tem poder para perdoar os pecados, e deu este poder aos Apóstolos e seus sucessores no sacerdócio, que atuam "na pessoa de Cristo"; ou seja, que, de fato, é o mesmo Jesus Cristo quem perdoa pelo mistério do sacerdote.
O que é o sacramento da reconciliação?
É o sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.
O que é necessário para fazer uma boa confissão?
Para fazer uma boa confissão é necessário:
1º Exame de consciência.
2º Dor pelos pecados.
3º Propósito de emenda.
4º Dizer os pecados ao confessor.
5º Cumprir a penitência.
O que é o exame de consciência?
É lembrar os pecados cometidos desde a última confissão bem feita.
O que é a dor pelos pecados?
È um sentimento ou pena de ter ofendido a Deus.
Que pecados devemos confessar?
Devemos confessar todos os pecados mortais não confessados anteriormente, com seu número e circunstâncias. Convém dizer também os pecados veniais.
Que pecado comete aquele que cala por vergonha a confissão de algum pecado mortal?
Aquele que cala por vergonha a confissão de algum pecado mortal comete um grave pecado chamado sacrilégio, e os outros pecados confessados não são perdoados.
O que acontece se na confissão esquecer de algum pecado mortal?
Se for esquecida a confissão de algum pecado mortal, a confissão vale, mas o pecado esquecido deve ser manifestado na próxima confissão.
“Senhor, iluminai-me para me observar como Vós me observas, e dai-me a graça de me arrepender verdadeira e efetivamente dos meus pecados. O Virgem Santíssima, ajudai-me a fazer uma boa confissão.”
Que nas próximas confissões você tenha uma verdadeira confissão para que possas se reconciliar com Jesus.
Beijocas, paz e fogo!! Como se fazer uma boa confissão Icon_sunny
Andreia do Carmo
Andreia do Carmo

Como se fazer uma boa confissão Empty Re: Como se fazer uma boa confissão

Mensagem por Michelle Santana em Qua 17 Mar 2010 - 10:20

Excelente a matéria sobre exame de consciência para uma boa confissão, em muito tem me auxiliado essas matérias e “dicas” para que nos tornemos bons católicos e saibamos reconhecer a nossa culpa como filhos pecadores. Fico feliz por ser uma colaboradora nesse fórum.
Que Deus sempre nos abençoe.
Como se fazer uma boa confissão Herz Paz e bem!!! Como se fazer uma boa confissão Herz
Michelle Santana
Michelle Santana

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: